Novembro Azul

NOVEMBRO AZUL, O MÊS DE COMBATE AO CÂNCER DE PRÓSTATA.
O que é o câncer de próstata? É o resultado de uma multiplicação desordenada das células da próstata. Quando há presença de câncer, a glândula endurece. Na fase inicial, o câncer de próstata não tem sintomas. Em 95% dos casos, eles aparecem em estágio avançado. Portanto, exames preventivos frequentes são fundamentais para que a doença não seja descoberto em estado avançado. Homens a partir dos 45 anos de idade (ou 40, se houver casos de câncer de próstata na família), devem procurar um urologista anualmente para realizar os exames preventivos.
Um desses exames é o toque retal. O exame é rápido e indica se a próstata apresenta algum tipo de alteração. Caso a alteração seja detectada, o médico pode solicitar outros exames para confirmar o diagnóstico, como o PSA (Antígeno Prostático Específico), o ultrassom transretal e a biópsia da glândula, que consiste na retirada de fragmentos da próstata para análise. Só então é feito o diagnóstico.
SINTOMAS:
Em sua fase inicial, o câncer da próstata tem evolução silenciosa. Muitos homens não apresentam nenhum sintoma ou, quando apresentam, são semelhantes aos do crescimento benigno da próstata.
Quando alguns sinais começam a aparecer, 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura. Confira os sintomas que são suspeitos e merecem uma consulta ao médico:

-A sensação de que sua bexiga não se esvaziou completamente e ainda persiste a vontade de urinar.
-Dificuldade de iniciar a passagem da urina.
-Dificuldade de interromper o ato de urinar.
-Urinar em gotas ou jatos sucessivos.
-Necessidade de fazer força para manter o jato de urina.
-Necessidade premente de urinar imediatamente.
-Sensação de dor na parte baixa das costas ou na pélvis (abaixo dos testículos).
-Problemas em conseguir ou manter a ereção.
-Sangue na urina ou no esperma (esses são casos muito raros).
-Dor durante a passagem da urina.
-Dor quando ejacula.
-Dor nos testículos.
-Dor lombar, dor na bacia ou joelhos.
-Sangramento pela uretra.
Na fase avançada, pode provocar dor óssea, sintomas urinários ou, quando mais grave, infecção generalizada ou insuficiência renal.
É importantíssimo que os homens desenvolvam o hábito de prestar atenção ao seu organismo, sintomas repentinos e alterações, de forma que ele possa procurar um médico para tirar dúvidas, ser orientado e tratado.
A ausência dos sintomas não garante que não há problemas. Portanto, realize os exames preventivos para cuidar da saúde.


